• Ingridi Brandão

Tipografia - Origem e Importância

Atualizado: 14 de Out de 2020

A origem da tipografia se dá com os chineses, mas no século XV o alemão Johannes Gutenberg desenvolveu peças em metal e ao aperfeiçoar seu uso deu se origem a “prensa tipográfica”.

Com o conceito de Johannes Gutenberg, de reutilizar os vários tipo de peças e metal para criar diferentes textos e composições gráficas, se teve o início da comunicação em massa que recebeu o nome de “HOMEM TIPOGRÁFICO” pelo teórico Marshall McLuhan.


Quem era responsável em produzir e executar essas tipografias foi por muito tempo chamado de tipográficos, homens e mulheres que eram especializados e os únicos que sabiam como executar essa tarefa de forma adequada.


Com o passar dos anos, pessoas foram se especializando na produção de novos tipos, e esta nova profissão no mercado foi denominada de design de tipo, que eram em sua maioria desenvolvidos por puncionistas ou gravadores.


Com a popularização na tipografia vários design de tipo ficaram famosos, como os Giambattista Bodoni e Claude Garamond. Sendo assim seus sobrenomes foram utilizados para nomear fontes, que hoje são consideradas clássicas e muito utilizadas.


CONCEITO


A tipografia pode ser classificada como: a arte ou processo de criação de composições ou impressões de textos, tendo como seu principal objetivo ordenar e dar sentido de forma estrutural a textos utilizados para a comunicação.


A palavra "tipografia" (do latim renascimental typographia) foi cunhada a partir dos elementos da língua grega τύπος [týpos], que significa "impressão", e -γραφία [-graphía], "escrita".


Logo a tipografia se tornou uma ferramenta essencial para a área de desenvolvimentos de trabalhos e projetos de designers em todo o mundo.


Com o avanço da tecnologia e popularização da tipografia via designers profissionais e não profissionais, foram desenvolvidas diversos tipos, que se tornaram famílias tipográficas, podendo ter diversas versões de uma mesma fonte.

Conhecer e entender o desenvolvimento da tipografia é de extrema importância para quem busca trabalhar na área de design gráfico.


A tipografia é de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho gráfico de qualidade e torna-se um diferencial.


Deve se conhecer todos os tipos de tipografias possíveis e suas variações, para assim saber em qual trabalho ou momento do projeto, qual tipografia melhor se encaixa e passa sua mensagem de forma coesa e eficiente.


A tipografia pode elevar qualquer trabalho, dando uma nova visão e sentido.


"A tipográfia é o ofício que dá forma visível e durável - e portanto existência independente- à linguagem humana."


Robert Bringhurst


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 desenvolvido por