• Ingridi Brandão

Significado das cores no design.

As cores possuem seus significados, que podem ser utilizadas no design de uma marca ou produto para passar sua mensagem, conceito e etc, para seu público alvo.


Conhecer seus significados e sua importância para as pessoas, fazem das cores um grande aliado para se alcançar seus objetivos.


Veja abaixo alguns dos principais significados de algumas cores, e lembrando que uma mesma cor pode ter mais de um significado:



AZUL


Confiança, segurança, verdade, serenidade, intelectualidade, inteligência, independência, espaço, estabilidade, poder, riqueza, superioridade, credibilidade, conservadorismo, harmonia, sinceridade, tecnologia, limpeza, céu, frio, gelo, águas tranquilas, montanhas longínquas.


A cor azul é muito utilizada quando a ideia central é transmitir confiança, segurança. muitas marcas que são prestadoras de serviços a utilizam para mostrar que sua empresa é confiável .


MARCAS QUE USAM O TOM AZUL:


VERMELHO


Emoção, energia, vigor, calor, alegria, coragem, extroversão, excitação, intensidade, movimento, dinamismo, velocidade, paixão, impulso, fúria, amor, guerra, violência, ira, agressividade, perigo, poderio, glória, proibição, controle, sexualidade, erotismo, imoral, sedução, atração, sangue, fogo, chama, lábios, comunismo, inferno, conquista.


A cor vermelha possui sentidos tanto para o positivo quanto para o negativo. Para passar a real sensação que deseja para seus clientes, é importante que a forma como o vermelho é usado em uma logotipo, campanha, etc… seja bem analisada para que passe a ideia certa para seu público.


Por ser uma cor que leva as pessoas a ter ações, o vermelho é muito utilizado em produtos alimentícios, veiculares, e etc. Além de ser muito utilizada nos meios digitais em plataformas como o You Tube.


MARCAS QUE USAM O TOM VERMELHO:


AMARELO


Iluminação, conforto, inspiração, energia, perigo, alerta, aviso, emergência, felicidade, alegria, euforia, espontaneidade, adolescência, juventude, idealismo, expectativa, descontração, covardia, inveja, avareza, ciúmes, egoísmo, engano, animação, saúde, esperança, apoio, primavera, terra, calor, divertimento, sol, verão.


A cor amarela possui significados duplos, tanto transmite a sensação de alegrias e positividade como também é utilizado em reações negativas como a inveja e o egoísmo.


Por ser uma cor bem chamativa ele é muitas vezes também utilizada em locais em que se deve ser chamado a atenção para um aviso ou advertência, como em placas de trânsito e sinaleiros.


A cor amarela pode ser utiliza or designs de novas empresas, que buscam o público do infantil ao jovem.


MARCAS QUE UTILIZAM A COR AMARELA:



VERDE


Natureza, ambiente, dinheiro, riqueza, família, harmonia, saúde, paz, tranquilidade, segurança, abundância, serenidade, posteridade, suavidade, relaxamento, primavera, juventude, humor, divertimento, felicidade, vida, crescimento, amizade, frescor, ciúme, inveja, aprendiz, acalmar, repousar, equilíbrio, estabilidade, crença, firmeza, árvores, fertilidade, boa sorte, vigor, umidade, bosque, águas claras, mar, folhagem, planície.


A cor verde possui em sua maioria significados bons que trazem sensações de serenidade e crescimento.


Remetendo a tudo que é ecológico a cor verde sempre será encontrada em logotipos, embalagens e campanhas que remetem ao mundo da natureza, como também no ramo da saúde.


Como também é muito utilizada atualmente em sites de economia e assuntos financeiros, pois remete a dinheiro e crescimento.


MARCAS QUE UTILIZAM A COR VERDE

LARANJA


Desejo, excitabilidade, dominação, terra, calor, energia, estimulante, saúde, recreação, sociável, amigável, alegria, diversão, lúdico, cítrico, entusiasmo, fertilidade, vibração, fogo, luxo, calor, força, luminosidade, euforia, prazer, tentação, senso de humor, competição, ofensa, agressão, festa, raios luminosos, pôr do sol, chama, luz.


A cor laranja é intensa e vibrante, muito utilizada hoje em marcas que desejam chamar a atenção do público jovem. Ela passa a sensação de energia, saúde e alegria, mas também pode ser usada para anúncios mais sérios, como em sinalizações de trânsito.


MARCAS QUE UTILIZAM A COR LARANJA

MAGENTA/ROSA


Encanto, amabilidade, inocência, feminino, suavidade, maciez, delicadeza, infância, charme, cortesia, doçura, doce.


A cor rosa com certeza remete ao mundo da feminino, delicadeza e leveza. Sua cor é muito utilizado em produtos para crianças em seus tons mais suaves e quando combinada com cores mas fortes, como o preto pode se remeter para algo mais sensual de forma mais discreta.


MARCAS QUE UTILIZAM A COR MAGENTA/ROSA:

ROXO


Enterro, alquimia, engano, miséria, calma, dignidade, controle, violência, agressão, furto, humildade, recato, penitência, poder, luxo, nobreza, teologia, magia, extravagância, vaidade, sedução, sexualidade, erotismo, imoralidade.


A cor roxa possui significados bem diferentes entre si, vai desde o enterro até a nobreza/realiza. De qualquer forma é uma cor imponente e de grande destaque.


Essa cor pode ser utilizada por marcas que querem se destacar no mercado, uma vez que possam possuir grandes concorrentes. Mas antes de utilizar a cor roxa se deve estudar bem seu público alvo.


Marcas que UTILIZAM A COR ROXA:

PRETO


Morte, luto, magia, mistério, mal, mau, azar, sujeira, egoísmo, culpa, infidelidade, rebeldia, anarquia, ilegalidade, noite, elegância, credibilidade, objetividade, sofisticação, conservadorismo, peso, dureza, violência, brutalidade, ódio.


A cor preta possui significados pesados, que podem passar a ideia errado, mas também remete ao luxo, exclusividade, elegância, que se for usada de forma certa levará ao seu público a sensação de possuir um produto ou serviço exclusivo.


Com certa sua área de atuação é bem específica, uma vez que em alguns mercados ela não seria bem usada como ponto principal, como na área da saúde, educação e natureza.


MARCAS QUE UTILIZAM A COR PRETA


CINZA


Tédio, tristeza, decadência, velhice, desânimo, sabedoria, seriedade, maturidade, passado, neutralidade, aborrecimento, modéstia, chato, solidão, sombrio, hostil, feio, reflexão, insegurança, insensível, indiferença, inovação, tecnologia, pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, cimento, sujeira.


A cor cinza possui significados diversos, sendo assim ela tem o poder de passar diversas mensagens e deve ser utilizada da forma correta.


Essa cor é muito utilizada na área empresarial, tecnologia e da inovação. Traz a sensação de maturidade e é muito utilizada quando se deseja passar a sensação de experiência profissional.


A cor cinza muitas vezes possui o poder de destacar as cores, sendo muito utilizada como plano de fundo mas não passando despercebida .


MARCAS QUE UTILIZAM O CINZA.


PARA TERMINAR…


Aqui foram listadas alguns significados principais de cores que utilizamos/vemos com frequência no nosso dia a dia, mas a paleta de cores é infinita e conforme você for se aprofundando no assunto irá ver que existem ainda mais significados para elas.


As cores tem um grande poder não somente dentro do design, mas em todos os aspectos de nossas vidas. É interessante entender e saber seus significados e sensações, para que você possa, por meio de seu trabalho de design transmitir sua mensagem ao mundo.


As cores falam todas as línguas.

(Joseph Addson)


Fontes:

https://www.chiefofdesign.com.br/psicologia-das-cores/

https://criativito.com.br/significado-psicologico-cultural-cores/



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 desenvolvido por