• Ingridi Brandão

Identidade Visual - Por que Fazer ?

Com certeza hoje você consegue reconhecer diversos produtos e serviços apenas pelas cores, logotipos e slogans.


Pois bem, isso só acontece porque essas empresas desenvolvem um trabalho em cima de suas marcas para deixarem elas reconhecidas em todo lugar.


O que é IDENTIDADE VISUAL para uma empresa?


identidade1

substantivo feminino

1. qualidade do que é idêntico. 2. conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.


Já sabemos que a identidade tem como por objetivo destacar as características de um indivíduo, ou seja, mostrar para o mundo seus gostos, ideais, objetivos e etc.


Para uma empresa, a sua identidade pode ser demonstrada pelo visual da sua marca, daí então vem o nome IDENTIDADE VISUAL.


A Identidade Visual é a construção de elementos gráficos e visuais que tem o poder de em poucos segundos mostrar para seu público a personalidade da sua marca, seus ideais, objetivos, origem etc.


Com ela é possível criar um reconhecimento no seu nicho de atuação, tornando sua marca mais forte e sólida.


A Identidade Visual atua desde a criação do logotipo, no desenvolvimento de produtos, criação de papelaria, site, mídias sociais e propagandas.


Deixar tudo alinhado para que o público identifique sem dificuldade a que marca pertence aquele produto ou serviço em uma propaganda ou anúncio com certeza mostra o poder de uma boa identidade visual desenvolvida e divulgada de forma correta.


De forma inconsciente, a identidade visual é capaz de desenvolver sentimentos no seu público, sentimentos esses que o ligam a sua marca, tornando seu processo de escolha, ao seu favor, sempre mais fácil e rápido.


Estar sempre associada ao seu consumidor é com certeza um elo poderoso no processo de vendas e fidelidade. A identidade visual possibilita que seu consumidor se identifique com a sua marca, assim sempre que ele pensar em um produto ou serviço ele logo será associado a sua ela.


Para entender melhor, basta pensar nas suas marcas favoritas, pense no que fez com que você a coloca-se como um top marca na sua lista, identifique sua identidade visual e veja que mesmo que você não tenha percebido ela de alguma forma se identifica com você, seja pelas cores, pelo design da logo, pela sua apresentação de forma geral, você possui um sentimento de familiaridade com essa marca.



Marcas com a IDENTIDADE VISUAL famosas:


Veja abaixo algumas marcas que possuem a identidade visual conhecidas e que são, em sua maioria, um case de sucesso:



Starbucks




Quem não reconheceria essa sereia em qualquer lugar do mundo.


A mais de 40 anos no mercado, a identidade visual da Starbucks mudou algumas vezes, ela fez pequenas modificações ao longo dos anos para finalmente evoluir o design de sua marca , até mesmo para se adequar aos novos meios de comunicação e relacionamento com os clientes.


GOOGLE





Como não identificar uma marca que vemos praticamente todos os dias.


A Google possui um identidade visual bem forte, ele apresenta em sua paleta de cores a essência que carrega desde o surgimento: reinventar e quebrar tradicionais padrões.


Com o passar dos anos, o Google realizou alterações em sua logo, tornando-a mais minimalista. Hoje vemos que eles buscam utilizar a mesma linha de identidade visual em todos os seu produtos e serviços:



ANTES

DEPOIS



Agora sabemos que para a criação de uma identidade visual de uma empresa, não basta apenas criar uma logo, a identidade visual de uma marca está ligada a sua essência, então se é necessário que ela transmita sua personalidade, ideais e objetivos por meio daquilo que será visto pelo mundo inteiro.


Criar uma identidade visual leva tempo, conhecimento e feeling. Tenha em mente que por trás de uma identidade visual se passa uma mensagem, que deve ser clara, objetiva e fiel a sua marca.










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